top of page
Linha-do-Tempo-Cyberpunk-2021_page-0001-
image_edited.jpg
images_edited.jpg
image_edited.jpg
antes-x-depois_edited_edited.jpg
image_edited.jpg
bishanpark_edited.jpg
bishanpark_edited.jpg
image_edited.jpg
antes-x-depois_edited_edited.jpg
images_edited.jpg
bishanpark_edited.jpg
image_edited.jpg

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.

Área: Arquitetura e Urbanismo.

Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.

Especialidades: Desenho Urbano; Teoria e Metodologias de Desenho Urbano; Planejamento e Projeto do Espaço Urbano; Planejamento e Projetos da Edificação.

images_edited.jpg
images_edited.jpg

Pesquisa: linhas e eixos de pesquisa

images_edited.jpg
image_edited_edited_edited.jpg
image_edited_edited_edited.jpg

PERFIL DO PESQUISADOR

Linhas de Pesquisa​;​

Linha 1: Territórios e Cidades: Transformações, Permanências e Preservação. Arquitetura, Cidade e Paisagem no Brasil e na América Latina.

 

Objetivo: Eixo de Pesquisa: Conformações Espaciais Urbanas: produção do espaço urbano contemporâneo. No cenário da vida urbana contemporânea observam-se transformações na (re)produção, uso e apropriação do espaço urbano,em particular de seu espaço público. Em um mundo de processos globalizados aliados ao capitalismo avançado, onde aspectos do empresariamento da cidade emergem com especial ressonância, o processo contemporâneo de reprodução da cidade ilumina ainda mais a contradição entre a produção socializada do espaço e sua apropriação privada. Os modos de reprodução do capital, por meio de um urbanismo em que o espaço urbano surge como mote de indução e do conceito das estratégias de promoção, articulam-se na base de sustentação do empresariamento e da financeirização da cidade. Nesse contexto, esta linha estrutura sua investigação na (re)significação da noção de espaço público e na reflexão sobre transformações do espaço urbano, investigando aspectos de sua lógica e conformação e processos de leitura e representação. Nesse eixo desenvolvem-se as atividades de pesquisa dos projetos "Highrise Living and the Inclusive City" e "Arquitectura y Domínio Público: tensiones entre conceptos y prácticas en ciudades argentinas", assim como do Grupo de Pesquisa LEAUC.


Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Pesquisa e desenvolvimento científico; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Palavras-chave: espaço público; produção e transformações do espaço urbano; empresariamento e privatização do espaço urbano; cidade vertical; morar vertical; espacialidades e territorialidades urbanas.

Linha 2: Territórios e Cidades: Transformações, Permanências, Preservação; Arquitetura, Cidade e Paisagem no Brasil e na América Latina; Cidade, Arte e Cultura.

 

Objetivo: Problemáticas Urbanas Contemporâneas: processos socioespaciais e (re)significação da noção de espaço público. Nessa linha desenvolvem-se as atividades de pesquisa do Grupo de Pesquisa LEAUC: Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo, que objetiva promover a investigação transdisciplinar da cidade contemporânea, seus processos de conformação e transformações espaciais, suas distintas espacialidades e novas formas de sociabilidade e expressão cultural. Interrogando sobre o contemporâneo, de modo a contextualizar a reflexão sobre a produção do espaço urbano e as relações entre suas espacialidades, territorialidades e sociabilidades, em particular sobre as formas de empresariamento da cidade, suas implicações e desdobramentos, o grupo busca discutir e analisar conceitos, processos e contextos no Brasil contemporâneo e melhor compreender processos de transformação do meio urbano. Para tanto, compreendem três eixos de pesquisa: 01. Cidade, Habitação e Desigualdade; 02. Conformações Espaciais Urbanas; 03. Cidade, Patrimônio e Cultura. Projetos: Espaço Público e Cidade Contemporânea: imaginários, tensões e liminaridades"; "Highrise Living and the Incluisve City"; e "Arquitectura y Domínio Público: tensiones entre conceptos y práticas en ciudades argentinas".

Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: espaço público; configuração da cidade contemporânea; privatização do espaço urbano; intervenção patrimonial e patrimonialização; cidade vertical; exclusão social e segregação espacial.

antes-x-depois_edited_edited.jpg
image_edited.jpg
images_edited.jpg
image_edited_edited_edited.jpg
image_edited_edited_edited.jpg
images_edited.jpg
bishanpark_edited.jpg
bishanpark_edited.jpg

EIXOS DE PESQUISA LEAUC

m.-alves-2-edited_3535-300x300.jpg

Manoel Rodrigues Alves

mra@sc.usp

Instituto de Arquitetura e Urbanismo – IAU. USP

Telefone: (16) 3373-9303
Ramal: 739303

Dados relacionados:

extenso_logo_IAU_100h.png
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Currículo Lattes

ORCID

aed78269-8ef2-4e2b-9f8a-a687fba40bfd.png
ORCID_iD.svg.png

Endereço profissional:  Avenida Trabalhador São Carlense, 400, CEP: 13566-590 – São Carlos/SP - Brasil

Manoel Rodrigues Alves

Escritório: Av. Trab. São Carlense, 400  Centro, São Carlos - SP, 13566-590

Intituto de Arquitetura e Urbanismo 

bottom of page